sexta-feira, 15 de maio de 2009

Eu já sou mãe, sim, senhor

Na sexta-feira, antes do dia das mães, me peguei questionando se eu realmente era mãe, tudo por ter sido "barrada" na homenagem que a empresa onde trabalho estava promovendo para as mães que ali trabalham. Me senti bastante ofendida, porque jamais imaginei que uma gestante não fosse mãe. Como poderia não ser? O que seria do feto se sua mãe não se alimentasse? Se sua mãe não bebesse água? Se sua mãe ignorasse qualquer cuidado com sua saúde? E se sua mãe morresse? Simplesmente parasse de respirar...o que seria do feto? Ele saberia respirar sozinho? Óbvio que não. Talvez sobrevivesse com ajuda de aparelhos, mas com determinada dificuldade. E confesso que fiquei fula da vida, imaginando que tal idéia de me "barrar" na homenagem só poderia ter vindo de alguém que ainda não sentiu o que é ter um ser dentro de você, que respira o ar que você respira, que come o que você come, que se mexe dentro de você, que já sabe que você está falando com ele. É claro que nos tornamos mães desde o momento em que nosso óvulo é fecundado! Não leva muito tempo para que nos tornemos mais sensíveis, mais amaveis, mais, muito mais de tudo o que antes víamos em nossas mães mas não sabíamos muito bem o que era.
Claro que fui à homenagem. As mães que lá estavam bateram o pé e exigiram minha presença, afinal, eu já era mãe e elas, é claro, já sabiam muito bem disso. Percebi que só uma mãe pode entender a outra.
O mais engraçado não foi ganhar um vasinho de flores e ficar toda boba (apesar de só gostar das flores no jardim, devidamente plantadas), o engraçado foi perceber o quanto as coisas mudam depressa, porque há menos de 10 anos eu estava no colégio, fazendo homenagem com corações de cartolina à minha mãe. O mundo gira, não posso me esquecer disso.
É bom ser mãe. Não vejo a hora do mundo girar mais e mais e ver meu filho, com um coração torto de cartolina vermelho na mãozinha, cantando alguma música para mim...

2 comentários:

DIARIOS IONAH disse...

muito bom, ter uma mãe poeta.
uma mãe escritora,,,,
parabens....
respondi seu comentario la no blog...

Brisas disse...

Agora me peguei pensando, será que um dia eu serei mãe?

ahauhsuahaaa...